quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

pomba gira


POMBAGIRA


Há uma Divindade na Criação que é em si mesma o estado INTERIOR de tudo o que foi e ainda é criado por Olorun e que na Umbanda se faz presente através de Guias Espirituais Femininos que ficaram conhecidas como Senhoras Pombagiras. Ela foi criada no interior de Olorum calada, ciumenta, possessiva, dominadora, mandona, irritadíssima, extremamente séria, em tudo oposta à sua manifestação na Umbanda. Em sua matriz geradora ela é “curta e grossa”, “sem papas na língua quando algo a desagrada ou com o qual ela não concorda”. Mas, como diz a lenda, houve um desentendimento entre Pombagira e Exú Mirim e ele ativou para ela o seu mistério “avessador” fazendo com que suas manifestações ocorram sempre ao avesso do que ela é. Ou seja, ela chega às casas de trabalho com risadas, sorridente, sensual, falante, reveladora. Mas na verdade ela é extremamente séria e compenetrada. Podemos até dizer que ela chega através de seus médiuns da mesma forma, às vezes um médium mais extrovertido fica mais sério e calado e um médium mais sério e calado fica mais falante e mais solto, pois ela trabalha o seu Interior de forma a trazer equilíbrio em suas energias e sua vida.

Pombagira tem duas feições, uma externa e outra interna. Se a primeira a mostra como um espírito feminino liberado de certas convenções, tabus e preconceitos, a interna oculta um dos mais repressores mistérios da Lei Maior, que atua justamente nos desvios conscienciais relacionados à sexualidade, à libido, à reprodução e à multiplicação das espécies. O Mistério Pombagira não é libertino ou alcoviteiro, não é de forma alguma profano em sua atuação. Muito pelo contrário, é um dos mistérios mais sérios e rigorosos.

Assim como nas manifestações de Exú Mirim e Exú, alguns excessos são cometidos por médiuns que não controlam suas necessidades pessoais e suas personalidades no momento da incorporação. Muitas vezes o excesso de confiança e a vaidade se fazem fluir e se misturam nas palavras das Pombagiras. Assim como os Exús, elas também não gostam de ser invocadas para trabalhos negativos e não gostam de ter seus trabalhos solicitados para ações que possam influir negativamente na vida e no Interior das pessoas. Muitas vezes elas intuem seus médiuns no sentido de corrigir tais desvios, mas se não forem ouvidas e as manifestações continuarem com desvirtuamentos pessoais elas também se afastam e deixam o médium à mercê de quimbas e obsessores pessoais. Elas exigem integridade de seus canais mediúnicos, exigem instrumentos de incorporação afinados com as energias e vibrações necessárias aos trabalhos de evolução dos seres. Também são oriundas de dimensões encantadas e naturais e atuam através de espíritos humanos exunizados que estão sob sua responsabilidade e em suas legiões para atuar sobre os médiuns. Assim como Exú Mirim e Exú, ela tem suas hierarquias e seus compromissos junto a Criação Divina e atua no Interior de todas as Criações Divinas. Ninguém esconde nada de Pombagira, ela enxerga tudo o que está em nosso interior, ela sabe quem somos, ninguém se esconde dela ou consegue dissimular o que realmente é, seus olhos tudo veem em nossos Interiores.

Seu Mistério canaliza todas as energias geradas em excesso em todos os Interiores e as canaliza para o Alto quando energias positivas, mantém no Interior da própria pessoa quando neutras ou canaliza para dentro do domínio de Pombagira quando negativas. Somente após sublimarmos nossos Interiores é que poderemos retornar ao nosso Criador Olorum. O Mistério Pombagira atua o tempo todo em nós, em nosso benefício. Seja no seu polo positivo ou no negativo. O seu polo negativo é o seu mais temido Mistério, pois se abre por debaixo de nossos pés e é em si mesmo um abismo que não vai dar a lugar nenhum. Semelhante aos buracos negros existentes no espaço sideral, tudo o que é absorvido neles desaparece. A função destes abismos é ir recolhendo neles tudo e todos que estiverem em desacordo com a Lei Maior e com a Justiça Divina, eles terão seus interiores esvaziados e serão novamente preenchidos e estimulados pela senhora Guardiã Pombagira. Assim como Exú, elas podem atuar em campos distintos dentro dos domínios de outras Divindades. Existem as Pombagiras de Oxum, Nanã, Oxóssi, Ogum, entre outras. Também podem ser Guardiãs de Mistérios, domínios, realidades, Reinos, em toda a criação divina.

Todos nós, seres humanos criados por Deus, estamos ligados por fios, cordões ou eixos invisíveis aos nossos olhos, aos mistérios divinos. Os seres gerados na matriz de Exú Mirim, Exú e Pombagira não são encarnantes, por isso, não vamos encontrá-los na ancestralidade dos médiuns umbandistas. Todos nós temos uma Guardiã Pombagira à nossa esquerda que pode atuar em nós através do nosso íntimo. Então, toda vez que inundamos nosso íntimo com sentimentos e energias negativas, essa Pombagira sente o nosso desequilíbrio que também a afeta, e reage automaticamente enviando fluxos de energia para neutralizar ou dissolver o que geramos em desarmonia. Quando isto não funciona, ela envia um membro de sua hierarquia para atuar sobre nós de forma mais contundente. Estas atuações ocorrem em nossos interiores quando em completo desequilíbrio e extrema negatividade, e induzem a situações em que tudo aflore e se exteriorize para que seja tratado.

Pombagira atua no campo dos desejos, os desejos não realizados são algumas das causas dos maiores desequilíbrios humanos. Precisamos vigiar nossos pensamentos, ponderar nossas reais necessidades de vida e avaliar nossos desejos para não entrarmosem desequilíbrio. Temos que ter muito cuidado para que nossos desejos não ultrapassem os limites e o livre arbítrio das outras pessoas. Pois se assim o fizermos, estaremos trazendo desequilíbrios e infelicidades para nós e para os outros. A senhora Pombagira pode nos ajudar a transformar nossos sentimentos, a mudar nosso íntimo, esta é a sua real função, que vai muito além do que pensamos sobre ela. Pois por conta de uma interpretação errônea, a vemos apenas como uma moça da vida que vem para beber, fumar, fazer insinuações maldosas ou intrigas, e dar opiniões apimentadas sobre nossos relacionamentos amorosos. Não, o Mistério Pombagira não existe com esta finalidade. Mas, sim, para atuar em nossos interiores e nos ajudar a nos tornar pessoas melhores e a retomarmos nossa caminhada evolutiva.

A partir de agora, conhecemos o mistério Pombagira, conhecemos a sua finalidade e a sua função. Quando não temos conhecimento das coisas, somos perdoados em nossos atos, pensamentos e palavras, mas quando somos esclarecidos sobre a verdade e a realidade das coisas, os erros não são mais tolerados e deverão ser corrigidos.

Saudação à Orixá Pombagira
Com o joelho esquerdo no chão e o direito dobrado em ângulo de 90º, mão esquerda espalmada para a frente e mão direita apoiada no joelho direito espalmada para cima, dizer por 3 vezes:

LAROYÊ,POMBAGIRA! (dirigente dos trabalhos)
POMBAGIRA, SARAVÁ! (médiuns)

Ao final das 3 vezes, bater palmas 3 vezes de forma cadenciada, com a mão esquerda batendo sobre a direita ainda apoiada no joelho.

Nota: Os textos sobre os Orixás são fundamentados nas obras de Rubens Saraceni publicadas pela Madras Editora Ltda. Recomendo a leitura dos Livros: Orixá Exú Mirim, Orixá Exú, Orixá Pombagira e O Guardião da Meia Noite. Algumas outras informações e curiosidades são oriundas de pesquisas realizadas em sites, revistas e no dia-a-dia das Casas e Tendas de Umbanda.


Nenhum comentário:

Postar um comentário